Páginas


E o assunto do dia é: Cistite!

0
Hoje o assunto é super importante e muito sério também. Com certeza muitos de vocês já ouviram falar de uma doença chamada Cistite,na verdade trata-se de uma inflamação na bexiga,geralmente provocada por bactérias que surgem na região do ânus e se proliferam até chegar ao sistema urinário.
Cistite não tratada vira hemorragia,pode causar infecção nos rins e até matar. Cuidado!

*As principais causas são: Má higiene das partes íntimas,prisão de ventre,má-formação ou alterações funcionais do sistema urinário (como bexiga caída),uso de diafragma e outros fatores que irritem o local ou retardem o ato de urinar.
*Os sintomas: Aumento das idas ao banheiro com pouco volume de urina,dor ou ardência da fazer xixi,presença de sangue e sensação de que ainda sobrou algo na bexiga. A febre mostra que a infecção se alastrou para os rins ou,no caso dos homens,próstata e testículos.
*Como se diagnostica: Com um exame de urina. Quadros frequentes precisam de avaliação do sistema urinário,por meio de raio X,ultrassom ou tomografia computadorizada. O diagnóstico feito pelo médico é fundamental porque certos tumores malignos tem os mesmos sintomas.
*Tratamento: O tratamento é feito com antibióticos,são cerca de 7 dias de uso para os casos mais simples e 14 dias para os complicados e crônicos. O médico pode prescrever também medicamentos para controlar a dor e outros sintomas,como anti-inflamatórios.
Não se deve de forma alguma interromper o tratamento por conta própria,isso só vai piorar o problema,que pode voltar mais dolorido ainda.
*Como prevenir: Beba bastante líquido,desde que não seja bebida alcoólica,procure um especialista se tiver prisão de ventre crônica.
Faça a higiene íntima sempre no sentido vagina-ânus,nunca ao contrário.
Evite usar sprays,desodorantes ou qualquer outro tipo de perfume na região vaginal.
Fuja das roupas apertadas e calcinhas com tecido sintético.
Jamais segure o xixi.
Urine logo após ter relação sexual.

Tem pessoas que mesmo sentindo tudo o que citei acima,não procura o médico,no caso,um urologista,acham que é passageiro e quando percebem já é tarde. Por isso,ao início de qualquer sintoma,médico sempre tá?


                                                                                     Joelma Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

É muito importante o seu comentário. Obrigada e volte sempre!